A prestigiada revista HM entrevistou um dos sócios da Makiê, Malcon Pulzato, para conhecerem mais sobre a marca e como ela revoluciona o mercado com sua tecnologia.
Confira abaixo a matéria completa:
Que a indústria brasileira de beleza anda a passos largos, ninguém duvida. Mas pensar que uma marca com apenas 5 anos de mercado consegue se manter 100% nacional garantindo um portfólio de produtos desenvolvidos com a mais alta tecnologia, usando o que há de melhor em matéria-prima nos mercados nacional e internacional, é algo a ser muito celebrado.
Por isso mesmo, neste momento em que precisamos de boas notícias, espírito empreendedor e fé no setor, HM ouviu Malcon Pulzato, diretor Comercial da Makiê, para nos contar esta vitoriosa história.
HM Quando e como surgiu a Makiê?
M.P A Makiê surgiu em 2015 e faz parte de um grupo que atua há mais de 30 anos no segmento de cosméticos. Já começávamos a sentir a necessidade de alcançar mercados maiores e criar uma marca que pudesse conversar com o público de uma forma diferente, moderna e que chegasse no cliente de diversas maneiras, levando mais facilidade e conforto.
Além disso, queríamos focar em qualidade, com um produto que atendesse a necessidade de um profissional, por exemplo, e que isso servisse de aprovação para o público ter um produto em que pudesse confiar. Com esse propósito nasceu a Makiê, uma marca de maquiagem brasileira com produtos desenvolvidos com a mais alta tecnologia, buscando o que há de melhor em matéria-prima no mercado nacional e internacional, a exemplo da Itália e Alemanha.
HM A marca explodiu na internet, teve uma visibilidade muito grande nas redes sociais
com os influenciadores em um espaço curto de tempo. Como você analisam este sucesso ?
MP Desde o início, a qualidade dos produtos foi um requisito indispensável. Com isso, todos clientes e profissionais que tinham contato com nossos produtos passavam a ter grande apreço pela marca, levar Makiê nas suas bolsas de trabalho e assim, de maneira natural, divulgavam e recomendavam os produtos que mais gostavam e costumavam usar no dia a dia.
HM Qual o tipo de relacionamento a marca tem com os maquiadores? Vocês já desenvolveram um time de artistas/educadores próprios?
MP Os profissionis da nossa área são muito importantes para nós. Eles são nosso termômetro, são nossos jurados. Se eles aprovam e recomendam, sabemos que estamos no caminho certo, desenvolvendo um bom trabalho. Temos um time de maquiadores que trabalha nos bastidores com a nossa equipe de desenvolvimento de produto, desde a construção das cores, ajustes na fórmula até chegarmos na qualidade que precisamos. O produto precisa dar certo na mão deles, na pele acabada com os efeitos corretos diante das luzes, câmera e vídeo. É aí que vemos se tem algo que precisamos aperfeiçoar.
HM Qual o olhar da marca para o mercado brasileiro de maquiagem – está em crescimento, engatinhando ou quase esgotado?
MP O Brasil é um país maravilhoso, rico em diversidades e tem um povo lindo com belezas também diversas. E isso traz junto uma demanda muito grande no consumo de produtos de beleza em geral, inclusive a maquiagem, que dá a opção das pessoas realçarem ainda mais suas belezas, suas características individuais, se produzirem um dia mais ousadas, outro dia mais contidas.
Mas sempre trazendo cada vez mais a diversidade, que é a coisa mais maravilhosa que existe em um povo. Sendo assim, esse mercado tem um crescimento infinito, sempre com novidades em cores, usabilidade, qualidade de produtos, que agregam, inclusive, saúde para a pele. Enfim, é um mercado cada vez mais promissor.
HM A Makiê tem seus valores produtos, que vão além, que entregam mais do que cor. Quais são estes valores e por quê?
MP O que mais queremos entregar para o nosso cliente é qualidade e, com isso, trazer novidades e tentar fazer melhor o que já existe. As informações estão muito fáceis e rápidas nos dias de hoje e você precisa ter a transparência também como fator essencial com o seu cliente.
Quando falo em qualidade não me refiro somente aos produtos. Falo também de um bom atendimento. Hoje nossa relação com nosso público é a mais próxima possível. Uma diretriz dentro da empresa é não deixar nenhum cliente sem uma resposta, seja lá por onde ele venha nos procurar: redes sociais, telefone ou qualquer outro meio.
O foco é atender a necessidade do cliente, ver o que ele quer e o ajudar. Isso é o que a gente acredita e busca cada dia mais.
HM Qual o tamanho do portfólio de vocês, quantos produtos a marca tem hoje?
MP Hoje, temos cerca de 400 produtos e nenhum deles é testado em animais. Para os próximos meses, temos uma programação extensa: em torno de 25 lançamentos com variedades de cores. Todos eles super diferenciados, buscando trazer para o mercado sempre um pouco de inovação, assim como fizemos com nossa linha de Camuflagem.
A versão da Camuflagem creme é uma queridinha no Brasil e em vários outros países. Agora temos também a versão da Camuflagem em pó, que é um produto que tem aceitação absoluta e já está ganhando espaço na bolsa de trabalho dos profissionais. Além delas, a linha Camuflagem vem aí trazendo mais novidades muito em breve.
HM O Brasil é um país muito grande e temos em cada região diferentes tipos de pele, etnias, raça. Como é o processo criativo da marca na elaboração de um novo produto?
MP Cada vez mais, buscamos atender toda a diversidade de pele e necessidade das pessoas. Mas não só isso. Na Makiê, somos loucos por novidades e inovações. Para a diversidade de peles, a Camuflagem creme, por exemplo, traz solução para quase todos os tipos de pele com as 15 cores da coleção e mais 4 já prontas para lançar.
E procuramos atender a todas as necessidades, analisamos tons e subtons pra tentar ser o mais assertivo possível. Com a Camuflagem em pó, lançamos 5 cores das 30 que construímos para a colorteca do produto e já temos mais 3 no forno pra sair logo mais, sempre pensando nessa análise de tons para trazer soluções. No campo de inovações, estamos sempre tentando trazer uma mudança, seja na fórmula ou até mesmo um detalhe de embalagem.
HM A marca tem um produto carro chefe, aquele que seja Campeão de vendas? Algum motivo especial?
MP Sim, a Camuflagem na versão creme é ainda nosso best-seller. Ela ficou conhecida muito cedo e se
tornou fiel dentro da gama de produtos das clientes, porque, além de oferecer resultados muito satisfatórios, tem um preço acessível e ainda dura muito, com qualidade aprovada pelos maquiadores mais renomados.
Porém, a outra versão – a Camuflagem em pó – tem crescido muito e passou a ocupar espaços consideráveis na formação da receita da empresa. Acreditamos muito no potencial desse produto também
HM Vocês acreditam que ainda existe um preconceito com as marcas nacionais?
MP Sim. Acho que ainda existe, mas o mercado nacional vem crescendo muito, muitas marcas vêm aparecendo e desenvolvendo um ótimo trabalho, ocupando bastante espaço que era ocupado por marcas internacionais. Acredito muito no potencial brasileiro e, logo mais, quem estará ocupando grande parte do mercado internacional seremos nós, marcas brasileiras.
A marca tem feito suas próprias coleções editoriais? Qual a estratégia para divulgação
dos produtos. Só a internet é necessário, ou é preciso ir além?
MP A internet cresceu demais, ocupou grande espaço, mudou histórias, maneiras, hábitos e isso não tem mais como ser desprezado. Muito pelo contrário, fomos obrigados a nos reinventar, nos adaptar e agir diferente. Mas ainda há outros veículos com grande força e creio que não deixarão de ter.
Hoje, o mundo muda de uma maneira incrivelmente veloz. Estamos vivendo na pele o reflexo de uma pandemia e nossa maneira de trabalhar mudou. Então o que temos que pensar é que, se estivermos sempre abertos a mudanças de maneira rápida, sairemos na frente – seja no universo online ou offline.
Como tem sido para a marca enfrentar a pandemia? Quais foram os principais desafios de se manterem Vivos no mercado e tornar a marca ainda mais forte.
MP Isso realmente foi uma triste surpresa! Pegou muitos desprevenidos e sem saber o que fazer. Eu mesmo não imaginava que o comércio pudesse ficar parado por 15 dias. No começo, as atitudes eram de esperar passar. Mas, passados 30 dias tentando ver o que aconteceria, decidimos lutar e derrubar mais essa barreira. Estávamos em processo de transição de muita coisa dentro da empresa, novos projetos, novas áreas sendo contratadas, estabelecendo novos espaços físicos e, com a chegada do vírus, o susto foi grande e indecisões surgiram.
Quando percebemos que não acabaria tão cedo e mesmo dentro de casa, continuamos o processo, nos adaptamos com reuniões diárias por vídeo, apertos de mãos sendo dados virtualmente para negócios serem fechados e tudo poder continuar. Além disso, do ponto de vista comercial, lançamos o APP Makiê para ajudar nossas consultoras a trabalharem de casa, vendendo seus produtos online, via Whatsapp, email ou rede social, e sem a necessidade do contato físico com os clientes.
Quais são os planos da Makiê para 2021?
MP Mesmo com um 2020 triste e assustador, estamos cada dia mais fortes, com muitas novidades vindo por aí. Acreditamos sempre num futuro melhor, na importância de fazer coisas melhores, sempre trazendo o bem, a alegria e o amor em tudo o que fazemos. E mais do que isso: temos a certeza de que o impossível é só um lugar que existe na cabeça dos que desistem.
“O Brasil é um país maravilhoso, rico em diversidades e tem um povo lindo com belezas também diversas. E isso traz junto uma demanda muito grande no consumo de produtos de beleza em geral, inclusive a maquiagem, que dá a opção das pessoas realçarem ainda mais suas belezas”
“Eu sou o Malcon Pulzato, um dos 3 filhos da Doralice e do Francisco que iniciaram a empresa há 35 anos. Eu, junto com meus irmãos Márcio e Miriane, compomos a direção da Makiê. Minha história na empresa começou desde pequeno, quando acompanhava e ajudava meus pais a envasar perfumes e empacotar pedidos.
Diversas outras oportunidades me apareceram pelo caminho, mas, quando uma história passa a correr dentro das suas veias, você descobre que, mais valioso que o dinheiro, é você dar continuidade na sua origem e fazer dela a sua melhor versão. Sou formado em Desenho Industrial e durante longo
tempo fui responsável pela criação da parte visual da empresa.Apaixonado pelo mundo do empreendedorismo, tenho como meta fazer da Makiê uma grande empresa reconhecida mundialmente por levar para o mercado produtos de altíssima qualidade. Mais do que isso, proporcionar um atendimento sempre especial aos nossos clientes e que, de fato, fidelize.
Crescer sempre pensando no bem estar do planeta que é a nossa maior riqueza. Trabalho sempre pensando na minha família e em como posso levar coisas boas para nossos clientes e parceiros. Tenho meus irmãos como sócios e muitas vezes sou questionado se isso não traz problemas, brigas etc.
Minha resposta é sempre NÃO e o motivo é simples: pense no outro sempre antes de pensar em você mesmo. Se isso acontecer em ambas as partes, construímos uma relação valiosa. É assim que funcionam as coisas dentro da Makiê.”
O que você acha?